- De Frente com Gabi
- Posts
- Quarta do Throwback - #19
Quarta do Throwback - #19
Oi, oi, tudo bom gente? Espero que sim. Queria só mandar um Feliz Páscoa pra quem celebra, um bom fim de semana pra quem não celebra e muitos chocolates (ou qualquer outro doce) pra todes. Amém.
Isso foi muito católico da minha parte, mas enfim, bora pras músicas de hoje.
a yoojung é muito eu sabe, shes just like me fr
Taemin – Day and Night
TAEMIN IS BAAAAAAAAAAAAAAAAAACK!! O bichinho finalmente livre do exército mandatório e o SHINee livre disso também, obrigada sem or.
Day and Night é uma delicinha de música que merecia mais, mas em partes entendo por que ficou meio esquecida no churrasco. Ela saiu no repack de Move, e assim... Move é Move, né? Pois é. Foi praticamente o primeiro comeback do Taemin que vi, por que entrei no k-pop no ano que Move saiu. E ele fez essa aqui pra mim.
O MV é bem simples, só o Taemin e muitas paisagens bonitas, e funcionou tão bem porque as paisagens são filmadas de um jeito que intensifica a sensação de calma e paz desse instrumental que emula um acústico mtv. Ela tem aquela camadinha de melancolia, até por que a letra é bem nessa energia mesmo, mas ela é tão calminha e gostosinha que tem uma vibe meio gif do bob esponja flutuando, sabe? Gosto muito. E obviamente menino Taemin mandou uma coreografia satisfatória de se ver.
Taemin é O Taemin e isso também se aplica as b-sides e músicas mais calminhas como Day and Night, então não vamos esquecer de conferir mais coisas do kingo além das músicas títulos explosivas.
Oh My Girl – Closer
Eu sei que falei do famigerado gif do bob esponja flutuando ali em cima, mas essa aqui é PURAMENTE esse gif. Closer é um momento. Um hino. Um momento em que sua alma ascende aos céus. E é um ícone que merecia mais.
Absolutamente tudo aqui é maravilhoso. O instrumental é todo suave com as pontadas mais energéticas nos momentos certos, é bem trabalhado no conceito mágico de fadas que o OMG sempre teve e as reverberações apenas ampliam partes já satisfatórias. Os vocais são incríveis. Aquele refrão? Icônico. Gruda na cabeça, é gostoso de ouvir. Nada supera a ponte, por que... meu deus aquela ponte? Ela começa seguindo a suavidade da música, as meninas em coro falando "closer, i'm closer", a YooA manda uns ad-libs e ai... A Seunghee manda aquele can you hear my cry? e aí todo mundo vai de arrasta pra cima de tão perfeito que é. Inclusive, o rap aparece só na última sessão da música e PENSE num acerto. É outra camada meio emocional pra música, e elas fizeram de um jeito que algumas frases do rap da Mimi se repetem como ecos. De verdade, é incrível. Essa música é uma experiência.
Até hoje não sei exatamente qual é a história dessa música. Alguns dizem que faz parte de uma trilogia de fada que seguiu até Fifth Season, outros dizem que era conceito único, outros ligam as coisas mais próximas como Windy Day. Mas, uma das teorias mais faladas é sobre como Closer é sobre... crescer. Por isso que temos algumas imagens de inocência e infância (Chapeuzinho Vermelho, o cervo, etc). Faz sentido, mas no meu coração também tem algo mais porque eu nunca posso ver uma maçã dourada (que aparece em outros MVs delas, inclusive) sem pensar na Éris então... É.
MAS, se vamos falar de conceito, vamos falar da cerejinha do bolo: a coreografia. Que coreografia incrível. Ela é toda bonitinha e fluída e casou bem demais com a música, sem perder esse aspecto meio fada. Vocês podem ver a versão de performance aqui e tem esse vídeo especial que um fã fez upload que é a visão aérea da música. E essa visão de cima é importante, porque foi aqui que todo mundo viu o conceito mais "escondido" de Closer: os signos do zodíaco. Quer dizer, na verdade, elas fazem formações de alguns signos do zodíaco e algumas outras constelações, como a Vulpecula e o Cinturão de Órion/Três Marias. Esse vídeo aqui faz ilustrações em cima das formações, fica melhor pra visualizar.
Closer segue como uma das melhores músicas do k-pop e a melhor do OMG. Elas ainda não topearam essa. Provavelmente nem vão, mas tudo bem. O importante é que Closer é icônica. Cristal lapidado sem defeitos. Definições de música etéreas.
MONSTA X – Shine Forever
Enquanto o Taemin voltou do alistamento obrigatório nesta semana, o Minhyuk foi pra situação de refém. Queria só chorar essas pitanga aqui, principalmente por que o Shownu volta esse mês. ai ai, meu Brasil. Porque que esses palhaço só não não tudo junto e voltam juntos e acabam com isso logo!
Mas enfim, Shine Forever foi um mini momento, né? É de 2017, então foi lançada no ano que entrei pra essa vida de k-pop (eu sei que já falei sobre essa entrada lá no Taemin, mas relevem). Foi a primeira música deles que ouvi e também uma das primeiras músicas de k-pop que """"aprendi a cantar""" (leia-se: foi onde conheci vídeo color coded e comecei a ler romanizado pra cantar em um terceiro idioma mais assustador). Também lembro das várias vezes que vi o MV passando na TV, lá pela PlayTV. Bons tempos, bons tempos. As coisas eram mais simples.
Depois desse grande parágrafo de informação inútil, vamos para o que interessa: que musicão né. Não é A Grande Música e etc etc, mas eu gosto bastante dela. Quase nunca lembro de ouvir, mas fico contente quando escuto. Shine Forever é um tipo de música noisy mais calminha, se é que isso faz sentido. O refrão é mais vazio e é onde o instrumental explode, e as estrofes chamam mais atenção por isso. Eu adoro como a cada seção da música ela cresce junto da linha vocal e vai acrescentando os sons por partes. Falando em linha vocal, isso aqui é Monsta X, então obviamente os vocais e os raps são ótimos. Aquele "one and only, like a holy, I'm fascinated by the bright light of your beauty" meio que alugou um triplex na minha mente.
O MV é super bonitão também, tem até o Shownu sofredor deitado na água. Tem pancadaria e clima tenso entre os brothers. Muita névoa e floresta. E uma storyline que aposto que nem eles sabem sobre o que era. Queria muito que eles voltassem a fazer coisa de lore, sabe? Uma trilogiazinha, um MV único, just... something. Mas enfim, o Kihyun e o Minhyuk aqui ó: woof. (eles sempre de bickering como são enemies to friends to strangers to friends to enemies to rivals to lovers to whatever gay shit of the day).
IZ*ONE – O Sole Mio
Confesso que mal lembrava dessa. Tava passeando pela lista de músicas pra colocar aqui, essa apareceu, parei pra ouvir já que 0 memórias dela e... oh? Ok, agora lembrei.
Acho que toda música chamada O Sole Mio segue quase a mesma vibe (eu só lembro dessa e a do SF9, mas detalhes) e eu gosto. Essa das IZ*ONE é uma prima de Wave do ATEEZ, até por que acho que tinha gente da mesma equipe na produção? Mas não sou capaz de opinar. O importante é que O Sole Mio é uma delicinha, bem musiquinha de verão pop chiclete pra você ouvir e ser feliz. Aquele let me, let me, let me, let me love you love you right now gruda na cabeça! Vai ficar na minha pelo resto da semana, tenho certeza.
Não tem vídeo de performance nem nada, porque elas fizeram Escolhas, mas fazer o que. O Sole Mio merecia mais! Nem que fosse um live clip que fosse, sabe. Porém, no último show delas, as meninas cantaram uma versão acústica e beeeem curtinha da música que ficou bem bonitinha também. Melhor que nada.
PENTAGON – Do or Not
SO WHAT I DON'T CAAAA-AAA-AAARE. DO. DO. NOT. NOT.
Mais uma música pra lista que merecia mais, mas o Pentagon por si só merece mais do que recebe. A história deles parecida com a da Juliette. Mas enfim, Do or Not é tão gracinha e divertida e dançante, e ainda tem essa energia de ou fode ou sai de cima (pfvr fode).
A música começa com um acapella que, sendo sincera, queria ter ouvido mais ao longo do instrumental mas ok, eles fazem bastante coro pelo refrão de "do, do, not, not". A distribuição de linhas é boa até, e no MV todo mundo tem a chance de brilhar. Inclusive, o MV é hilário e me dá muita vibe de High School Musical. Não é exatamente HSM, ou a quadra de basquete, mas é música de filme musical. A coreografia também é bem daora e eles estão lindíssimos aqui. Serviram. (e eles estavam lindos, esse comentário é importante).
Weki Meki – Dazzle Dazzle
Saudades do WeMe, né minha gente? Nunca achei que falaria isso, porque eu só começava as gostar das músicas delas quando elas lançavam outra, mas é essa a situação que temos hoje. Fantagio, porque você é desse jeito?
Enfim, Dazzle Dazzle é um pop chiclete dos bons. O que quer dizer que, sim, o dazzle me dazzle me boooooy vai grudar na sua cabeça, sumir e depois voltar em momentos aleatórios. É assim que acontece. Tá tudo bem. Tal qual O Sole Mio do IZ*ONE, essa é pra você ouvir, se divertir e dar uma dançadinha. Esquecer os problemas por alguns minutos. E também dá pra mandar pro crush pra ver se a pessoa se toca e faz algo deslumbrante pra você.
O refrão e a ponte são as melhores partes da música, e eu realmente gosto muito de como a ponte começa. Mas é impossível não querer ouvir o refrão mais de uma vez. O pós refrão também é bem divertido, e acho que isso vai mais para a coreografia do que os versos em si. O MV não chega a ser simples, mas ele é feito naquele estilo de uma sala grande e bem decorada, por que essa fórmula funciona muito quando você sabe o que tá fazendo (cof cof). No mais, elas também estavam lindíssimas e aquele cabelo azul da Elly tava lindão.
Reply